quarta-feira, 15 de abril de 2009

O que é leucemia






Poesia é Saude Saude é Poesia
atraves dos trabalho Voluntarios Poeticos Cultural, implantado nos Hospitais pela
Coordenação no Proyecto Cultural/surBrasil/em SãoPaulo-SP

conseguimos envolver em nossos eventos
Pacientes Funcionarios e Crianças
e neste dia 13 nossos convidados foram crianças com Leucemia
saiba o que é leucemia



























A leucemia é um câncer das células sanguíneas. Ela é o tipo mais comum de câncer no sangue e geralmente começa na medula óssea, é o nome dado ao câncer no sangue. Acontece quando a medula óssea produz grande quantidade de células brancas, assim a produção das células vermelhas e plaquetas não conseguem atingir a maturidade e adoecem .
Em pessoas com leucemia a medula óssea produz células sanguíneas brancas anormais. No começo as células de leucemia funcionam quase normalmente. Porém, como o passar do tempo, à medida que mais células de leucemia são produzidas, elas podem superpovoar e interferir no trabalho das células sanguíneas brancas normais, células vermelhas e plaquetas. Isso torna difícil para o corpo executar suas funções normais.impedindo que suas funções sejam desempenhadas normalmente.
o material macio no centro da maioria dos ossos onde as células sanguíneas são formadas. A medula óssea fabrica três tipos de células sanguíneas, e cada tipo tem uma função especial.
Células brancas sanguíneas lutam contra infecções e doenças.
Células vermelhas carregam oxigênio através do corpo.
Plaquetas ajudam a controlar sangramentos ao formar coágulos.

.
O que é medula óssea?

É um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por "tutano". Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. Pelas hemácias, o oxigênio é transportado dos pulmões para as células de todo o nosso organismo e o gás carbônico é levado destas para os pulmões, a fim de ser expirado. Os leucócitos são os agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo, inclusive nos defende das infecções. As plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue.
Tais alterações provocam anemia, infecções, hemorragias e manchas no organismo, pois os glóbulos vermelhos que levam o oxigênio por todo o corpo, os glóbulos brancos que combatem vírus e bactérias e as plaquetas que auxiliam na coagulação do sangue não mais desempenham suas funções adequadamente. Pode ser linfóide, quando as células anormais afetam os linfócitos, Mielóide, quando as células anormais afetam as células Mielóides. Ainda pode ser classificada como aguda, quando há o crescimento quantitativo de células sanguíneas imaturas, e crônica quando há o crescimento quantitativo de células sanguíneas maduras e anormais.

Apesar de não se conhecer as causas que originam a leucemia, acredita-se que pode haver ligações genéticas, radiação, poluição, falhas no sistema imunológico e outros. As células anormais presentes no sangue podem se impregnar em outros tecidos como nos rins, amígdalas, baço, linfonodos, sistema nervoso central e outros. Nesse período aparecem algumas manifestações clínicas como palidez, tontura, anorexia, cansaço, sonolência, hematomas, sangramento nasal, infecções, afta, febre, sudorese, dor nos ossos e articulações, etc. Tais sintomas aparecem de forma isolada ou não, mas a partir destas manifestações é que será feito o diagnóstico por meio de hemograma, Mielograma, punção lombar ou citometria de fluxo.

O tratamento é variável de acordo com a classificação da doença, mas independente de como é feito, busca destruir as células anormais a fim de que a medula óssea consiga produzir novamente células normais. Podem-se utilizar transfusões e quimioterapia isolada ou associada à terapia ortomolecular ou naturopática.
E um dos Hospitais especializados neste tratamento é o Hospital Brigadeiro
E nos do Proyecto Cultural Sur Brasil, em São Paulo
Através de seus Coordenadores:Doroty Dimolitsas :Coordenadora Geral e
Lucia Gönczyl : Coordenadora de Arte :Criamos o Projeto Saúde é Poesia :Poesia é Saúde
E Vamos lá levar um pouco de conforto, nossa solidariedade, e carinho: e nesta semana
Juntamente com a Poetisa e violonista Maura Fernandes, Lucia Gönczyl e eu Dora Dimolitsas
Estivemos alegremente dando continuidade ao nosso Projeto. Veja as fotos

Nenhum comentário: